A melhor forma para conter uma crise é se preparar para ela. No ambiente business em que situações inesperadas surgem a todos os momentos, é fundamental que exista uma equipe preparada para atuar com intervenções certeiras, pois não há muito tempo para planejar depois que a crise já está instalada.
As principais empresas do mundo utilizam 7 maneiras para gerir uma crise. São elas:
Estratégia de Comunicação
A informação no momento de crise é fundamental para evitar ruídos e desentendimentos. Ter uma equipe responsável para retransmitir aos interessados as instruções do plano de ação e últimas notícias é muito importante.
Entender a projeção da crise
Também é crucial identificar os alertas da crise iminente pensando nas consequências negativas que ela pode causar. Para constatar o limiar da crise, é importante responder algumas perguntas: essa situação causará um embaraço para a instituição ameaçando a sua credibilidade e reputação? Estou pensando em solucionar o problema de todos os envolvidos no ocorrido? A mídia tem interesse nessa situação? Como posso resolver de forma a não causar danos em funcionários, clientes ou qualquer pessoa da comunidade?
Identificar as vulnerabilidades
Nesse momento é preciso examinar quais áreas da empresa estão mais vulneráveis, pensar no pior cenário possível e se preparar para ele. Assim, as ações são voltadas para limitar e conduzir essas vulnerabilidades.
Manter atualizados os contatos de todos
Os dados dos funcionários e clientes precisam estar corretos para qualquer emergência posterior.
Preparar releases e comunicados pré-aprovados
Em casos graves em que há necessidade de pronunciamento, a instituição precisa de um porta-voz, mensagens consistentes e uma equipe treinada com o mesmo posicionamento. A comunicação, se preparada com antecedência (mesmo quando não há indício de crise), pode gerar ganho de tempo para os líderes engajados em solucionar a crise.
Criar uma cultura de prevenção
Parece exagero se preparar para uma crise mesmo quando não há sinais de que ela aconteça, porém, o ideal é se prevenir, pois situações assim aparecem sem nenhuma previsão. Por isso, os líderes e todos os funcionários precisam ter essa consciência de preparação para unir todos os esforços na gestão da crise.
Manter o planejamento atualizado
As tendências mudam, as situações se atualizam e as políticas de gestão de crise também precisam ser renovadas. Daí se dá a importância de estudar constantemente sobre o assunto a fim de aplicar as melhores medidas no ambiente de trabalho.