O mercado atual exige um novo tipo de profissional: o multidisciplinar. A essa definição está ligado o conceito T-Shaped, que é aquela pessoa especializada em determinado assunto, porém com conhecimentos gerais a respeito de outros temas.
Imagine a situação: um hospital precisa de uma equipe responsável pela sua administração, só que, no geral, a graduação de médicos e enfermeiros não engloba assuntos como contabilidade, gestão financeira e questões administrativas. Para isso, é necessário um profissional especialista em administração, que tenha conhecimentos gerais sobre as necessidades de um hospital.
Sendo assim, o profissional multidisciplinar enxerga o todo da empresa, prevê oportunidades, se atenta para os riscos, é curioso e não se prende a somente uma linha de conhecimento. Com o mercado mudando constantemente, as empresas procuram candidatos com esse feeling.
Mas o que uma pessoa ganha sendo um profissional multidisciplinar?
Primeiro, o auto desafio ajuda no crescimento de qualquer profissional. Isso o torna mais criativo e consequentemente aumenta a sua capacidade de elaboração com menos recursos. Só essa característica já é atrativa para as organizações.
Essa definição exige que o profissional esteja sempre se qualificando para acompanhar as novas tendências e aumentar seus conhecimentos gerais. Outro aspecto é a capacidade de relacionamento interpessoal existente nesse profissional, que precisa estar em contato direto com diferentes profissionais e com outros pontos de vista.
E, sem falar no maior diferencial: o profissional T-Shaped, multidisciplinar, tem maiores chances de conseguir uma melhor remuneração e os cargos mais elevados de gestão. As portas se abrem para quem se adequa à necessidade do mercado e é preciso estar atento a cada passo.
Capacitações para o profissional multidisciplinar
Uma boa opção para quem se interessa pela área de gestão e negócios, quando o assunto é multidisciplinaridade, é fazer especializações MBA, ou cursos de extensão que são mais curtos. Um dos maiores diferenciais de qualquer profissional é se atentar para o que acontece no mercado, sendo seu ramo de atuação ou não, para oferecer o melhor serviço possível.