Muitos empreendedores colocam sua empresa para funcionar sem ter o mínimo de conhecimento gerencial e administrativo. Prova disso é que cerca de 64 mil empresas fecharam as portas em 2018, segundo reportagem do UOL. Mas como agir diante dessa situação?
Preparo gerencial pode ser a solução
Se informar antes da abertura da empresa é fundamental para entender estratégias e táticas de gestão . Esse ponto se caracteriza como parte do preparo gerencial. O termo se baseia na ideia de conhecer as melhores formas de fazer seu negócio “decolar”, e isso entra também na questão de designar tarefas, estabelecer metas e confiar em quem está trabalhando na equipe.
6 atitudes importantes de bons empreendedores
O empreendedor é alguém com características diferenciadas. Algumas delas são as seguintes:
Tenha objetivos claros
Sem metas, nenhum empreendedor consegue ir a lugar nenhum. Uma empresa pequena e recém-chegada no mercado precisa ter no comando alguém que sabe onde quer chegar.
Estar ligado ao mercado
Ler notícias, acompanhar o que anda acontecendo na região de atuação da empresa ou até fora ajuda a ter novas ideias e conquistar mais clientes. É a tradução da expressão “sair da caixa” e olhar além.
Saber lidar com os riscos
Se quem está a algum tempo no mercado já lida com situações de perdas pontuais, o novo empreendedor precisa ter consciência dos seus riscos e saber lidar com eles nas situações que sobrevêm. É olhar para a situação e saber o que de bom pode ser tirado dali.
Ouça o seu cliente
Principalmente no início do negócio, saber ouvir o feedback do cliente é um ponto primordial para aplicar melhorias no seu produto ou serviço e oferecer exatamente o que seu cliente precisa.
Seja apaixonado pelo que faz
Você já ouviu alguém falar de “sangue nos olhos”? É isso que o empreendedor precisa ter. Vontade de fazer, disposição para superar os obstáculos e um sentimento que não permita desistir, mas sim sempre se aperfeiçoar.